ZÉ DO CAIXÃO




ZÉ DO CAIXÃO



Quebra gelo: Como você tem lidado com a pandemia do Covid 19 e as possibilidades de morte?  
No texto que vamos ler veremos que Jesus disse que Lázaro estava dormindo e ia acorda-lo tentando dizer ao povo que se acalmasse porque um milagre aconteceria, mas o povo que estava acompanhando a doença de Lázaro e a sua morte começou a diminuir o poder do milagre ao dizer que ele estava dormindo... As pessoas ou ovacionam demais os problemas ou, quando eles se resolvem, diminuem o milagre. Pense como você lida com o pré e pós ambiente de tensão em sua vida.  

Texto Base: João 11.1-44




Essa história Bíblica relata um ambiente de fraqueza humana e morte. "Zé do Caixão" pretende nos mostrar quais as lições que Deus nos dá para aprendermos a superar os ambientes de tensões e fragilidades humanas. Comece a sua projeção para a VIDA, a que Deus nos dá. Vejamos: 



EMPATIA – v. 35-37

Já percebeu que a dor das pessoas não nos incomoda tanto quando a “injusta” noção da nossa dor?! Ou diminuímos demais a nossa frequência de compaixão, ou exacerbamos demais a nossa paralisia diante da necessidade de milagre. Porém, o evangelho de Cristo é simples e prático. Homens e mulheres se tornam sensíveis e ao mesmo tempo entregues as condições humanas e ao que Deus sente dessas realidades, sem tomar para si o peso e não saber o que fazer com ele. É desumano quando encontramos alguém que carrega o fardo de todo mundo e de igual modo terrível quando alguém não se importa com ninguém. Não é isso que Jesus nos mandou fazer. Pessoas de Deus se comovem e percebem as necessidades ao seu redor com maturidade e com fé. O texto diz que Jesus chorou – mas, em nenhum momento diz que Jesus perdeu o controle da situação. Chorou porque percebeu a dor do ambiente – Jesus é empático ao sofrimento humano – chora conosco. Parecer seguro diante da dor parece ser a nossa válvula de escape para tentar diminuir o tamanho do problema – que erro grave. Chore com as pessoas – sinta a dor delas – e aprenda a se posicionar como uma pessoa de Deus em qualquer situação.
REFLEXÃO: Você tem facilidade em ter empatia com as pessoas?  


FÉ NAS AÇÕES – v. 39-43

Jesus, além de sentir a empatia diante daquela situação ele também toma algumas atitudes de fé e de transformação daquele ambiente. Ele dá ordens para aquela paralisia humana que levou Lázaro a morte se transformasse em um ambiente de milagre através de uma ação positiva.
O crente que Deus está esperando que nós sejamos não é apenas aquele que tem resposta pra tudo, mas aquele que diante de situações limitantes da vida humana, desenvolve uma atitude positiva diante daquele ambiente. Você já reparou que estamos vivendo mais focados em impedir a pandemia de se alastrar e não temos percebido a tristeza de ver pessoas morrendo sem Jesus? “Fazer a nossa parte” como temos recebido de orientação das autoridades tem nos feito apenas colocar as nossas máscaras e ficarmos guardados em casa – o medo fala mais alto do que “fazer a nossa parte” e seguir a nossa maior autoridade e dar exemplo de alguém que tem fé para agir de maneira positiva e impedir que pessoas morram SEM CRISTO. Isso precisa arder o nosso coração mais do que as nossas seguranças.
Jesus disse “tire a pedra” “Lazaro, saia para fora” “Tire as ataduras”... ações de ordem que transformam o caos. Pare de ficar apenas olhando as situações adversas. Se levante e se posicione como uma pessoa de Deus e se prepare para ver o que sua autoridade pode fazer nessa geração.
REFLEXÃO: Quais atitudes de fé você precisa se apropriar de Deus para ter nesses dias? 




SAIA DO SEU CAIXÃO – v. 44

O caixão é a expressão das fragilidades e limitações que leva o ser humano a morte. Enquanto todos estão preparados para conviver com ambientes de morte – Jesus traz a proposta de vida e traz a reorganização daquelas expectativas. Lázaro saindo da morte para a vida é a manifestação de Deus no milagre imediato, mas também é o recondicionar de todo rotina da vida. O ser humano sempre se prepara para os pontos finais, mas Deus sempre vai te preparar para recomeçar e só Ele determinará os ciclos que devem se encerrar e nunca será apenas pela limitação humana.
Deus quer nos surpreender e promover novidades que achávamos que Ele poderia fazer, mas do jeito e no tempo que agora não temos mais. As irmãs de Lázaro disseram a Jesus: “Se o Senhor estivesse aqui o meu irmão não teria morrido”. Elas não viam mais alternativas para as coisas mudarem. Mas Deus determina o “sair do caixão”, ou seja, não é o fim – é o início de uma grande história. Sinta os ambientes de dor – se posicione com atitudes de fé e positivas diante do caos – mas, saia do seu caixão... Você é o que a Bíblia diz que você é – mais que vencedor – se prepare para o que Deus fará em seus ambientes de limitação. Peça pra Deus te ensinar a viver nessa nova disposição.

REFLEXÃO: Zé do Caixão! Você está sempre preparado para se acabar – mas Deus te traz para a vida.


Esse texto te desafiou? Tomou alguma decisão nova a partir dele? Deixe nos comentários seus desafios, se desejar - ou entre em contato conosco. Teremos prazer em te ajudar a construir novos ambientes para sua trajetória.


"Se projete para VIDA oh Zé do Caixão." 

Comentários

Postagens mais visitadas