O IMPOSTOR QUE VIVE EM MIM (trecho do livro) - Autor: Brennan Manning



"O IMPOSTOR QUE VIVE EM MIM"Brennan Manning


Bom dia, impostor. Com certeza, você está surpreso com essa saudação cordial. Provavelmente esperava um "olá, seu burro", pois o estou atacando desde o primeiro dia deste retiro. Deixe-me começar admitindo que tenho sido irracional, ingrato e injusto ao avaliá-lo. (É claro que você sabe que, ao me dirigir a você, estou conversando comigo. Você não é algo isolado, uma entidade despersonalizada vivendo num asteroide, mas uma parte real de mim.)
Hoje, venho a você não com uma vara na mão, mas com um ramo de oliveira. Quando ainda era criança e me dei conta pela primeira vez de que não podia contar com ninguém, você interveio e mostrou onde eu poderia me esconder. (Na Grande Depressão dos anos 1930, você se lembra, meus pais estavam fazendo o melhor que podiam com o pouco que tinham só para garantir comida e um teto.)
Naquele momento, você foi inestimável. Sem sua intervenção, teria sido esmagado pelo terror paralisado pelo medo. Você me defendeu e desempenhou um papel crucial ao me proteger durante meu desenvolvimento. Obrigado. 
Quando tinha quatro anos de idade, você me ensinou como construir uma cabana. Lembra-se da brincadeira? Eu rastejava da cabeceira até os pés da cama e puxava o lençol, a coberta e o travesseiro para cima de mim. Acreditava de verdade que ninguém me encontraria. Eu me sentia seguro. Ainda fico impressionado de lembrar como funcionava bem. Minha mente era ocupada por pensamentos felizes, meu sorriso era espontâneo, e começava a gargalhar sob as cobertas. Construímos juntos aquela cabana porque o mundo em habitávamos não era um lugar amistoso. 
Contudo, durante o processo de construção você me ensinou a esconder de todos o "eu" verdadeiro e iniciou um processo de dissimulação, repressão e retração que durou por toda a vida. Seus recursos me capacitaram a sobreviver. Mas foi então que seu lado malévolo surgiu e você começou a mentir para mim. "Brennan", sussurrava, "se insistir nessa bobagem de ser você mesmo, seus poucos e pacientes amigos vão se revoltar, deixando-o completamente sozinho. Esconda os sentimentos, apague as lembranças, guarde as opiniões e desenvolva habilidades sociais para que possa se adaptar em qualquer situação". 
Assim começou o complexo jogo de fingimento e engano. Por ter funcionado, não levantei nenhuma objeção. Com o passar dos anos, você -eu suportamos golpes de todos os lados. Fomos arrogantes e concluímos que o jogo deveria continuar.
Mas você precisava de alguém capaz de controlá-lo. Eu não tinha discernimento nem coragem para domá-lo, por isso você continuou a fazer barulho como um comandante que ameaça invadir uma cidade, ganhando impulso pelo caminho. Seu apetite por atenção e afirmação tornou-se insaciável. Nunca o confrontei em relação à mentira porque eu mesmo estava enganado. 
No fim das contas, amigo mimado, você é pobre e egoísta. Precisa de carinho, amor e um lugar seguro para habitar. Neste último dia nas Rochosas, meu presente é levá-lo ao lugar onde, sem saber, você tem desejado muito estar - na presença de Jesus. Seus dias de arruaceiro ficaram para trás. A partir de agora, diminua o ritmo, diminua muito o ritmo. 
Na presença de Deus, vejo que você começou a encolher. Quer saber de uma coisa, rapazinho? Você é muito mais atraente desse jeito. A partir de agora, seu apelido será Miudinho. É claro que você não vai ter um ataque e morrer de uma hora para outra. Sei que, às vezes, ficará entendiado e começará a se manifestar, mas quando mais tempo passar na presença de Jesus, mais se acostumará com a face do Salvador e menos precisará de adulação, pois descobrirá que ele é o Suficiente. Na Presença, você se deliciará ao descobrir o que é viver pela graça, e não por obras. 

Seu amigo, 
Brennan. 


MANNING, Brennan. O impostor que vive em mim. pág. 50-52 



"Vale a pena ler o livro todo. Deus tem me trazido muitos confrontos ao lê-lo e o indico para o seu crescimento espiritual. Não queira mais viver sem ter clareza de quem é você mesmo e de que maneira Deus te vê. Isso faz toda diferença para a sua maturidade espiritual". #ficaadica. @prjotinha


MOVIMENTO: #loucosporpessoas 

Comentários

Postagens mais visitadas